Verônica Spnela
1992, São Paulo.
Natural de São Paulo - SP, sou bacharel em Artes Visuais com especialização em gravura pela Universidade de São Paulo (2016) e mestra em Museologia (2018) pela mesma instituição. Quando criança passava as tardes na casa de meus avós maternos onde folheava diversas vezes as enciclopédias de fauna e flora que haviam na estante da sala. Como ainda não era leitora, agarrava-me às imagens que eram observadas com calma, deleite e fascinação em cada uma de suas formas excêntricas.
A criação manual e visual me acompanhou por toda a vida, acompanhada da curiosidade pela vida, pelo universo, sociedades distantes e outras épocas. Apesar dos elementos que aparecem hoje no meu trabalho já estarem ali presentes, ainda não havia unido os fazeres às minhas inquietações.
Optei por estudar Artes Visuais, como não poderia ser diferente, mas a academia acabou por tolher o fascínio e a liberdade que me moviam em direção à criação de universos. Emendei a graduação ao mestrado, onde estudei a degradação de materiais artísticos pelo viés da física. Encontrei-me com o universo mágico da transformação da matéria dentro do grande tema da arte, onde descobri a importância de resgatar a imaginação livre e a criação através da imagem. Após alguns anos de fermentação do tema e de investigações de técnicas e temas, encontrei-me confortável com o meu próprio universo pessoal e com as ferramentas que sempre estiveram ao meu alcance: a caneta e o papel.
Hoje, desenvolvo meu trabalho no campo do desenho e do objeto tridimensional, pesquisando texturas e formas dentro do debate natural / artificial. Deslumbra-me a estética dos mecanismos da natureza, como forma de as criaturas se adaptarem aos ambientes mais inóspitos e como o homem interfere e desenvolve essa habilidade de agir de maneira a parodiar tais mecanismos.
Vejo meu trabalho de imaginar criaturas como brincar no infinito da evolução - adaptações para ambientes adversos - , da manipulação genética - um sem fim de edições possíveis - e dos mundos inexplorados. Dançar entre a potência da criação e a ignorância das limitações humanas.
Formação
2016 - 2018
Mestrado no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia. Universidade de São Paulo.
2011 - 2016
Graduação em Artes Visuais com especialização em gravura. Universidade de São Paulo.
2008 - 2009
Técnico em Design Gráfico. E.T.E.C. Carlos de Campos.
Exposições
2023
Exposição individual "Imagem-Semente". Casa Rosa-Manjericão, São Roque - SP.
2023
Exposição individual "Ex-Voto para uma Metamorfose". Janela 107, São Paulo - SP
2022/2023
Exposição Coletiva "Antropia Nacional", Galeria Plexi, São Paulo-SP.
2021
Exposição Coletiva "Acervo Rotativo", Oficina Oswald de Andrade, São Paulo - SP.
Residências
2023
Mirante Xique-Xique, Igatú, Bahia.
2021
Kaaysá Art Residency, Boiçucanga, São Paulo.